Naruto Shippuuden 167 e Sua Polêmica Animação

Esta foto acima é um frame de 387º episódio de Naruto, o 167º da fase Shippuuden – na qual o protagonista já tem 15 anos. O episódio deve ser horrível, não?

Nada disso – esse é mais um dos episódios nos quais se gasta uma parte bem maior que o comum do orçamento anual de animes de longa duração como Naruto, prática comum em estúdios como o Studio Pierrot de Naruto ou o Toei Animation de One Piece.

No caso específico de Naruto, esses episódios tem sido ultimamente sendo muito focados em ação – o 143 [em que teve uma luta envolvendo Sasuke], meio ano atrás, foi notório em sacrificar a consistência do traço em prol de uma animação mais fluida. Mas o 167 vai além.

A luta mais poderosa animada até aqui é naturalmente exagerada – mas ganhou uma camada a mais no anime [talvez pelo excesso de episódios originais da animação, muitos dos quais com lutas exageradas]. E em um episódio de tamanho exagero, a animação é intensa.

Absurdamente fluida e com um número absurdamente reduzido dos cacoetes comuns à animação japonesa [como as famigeradas “linhas de velocidade”], a intenção é ter o nível de um filme – mas sem contar com o orçamento de um. Assim, ocorre uma simplificação do traço nos bons momentos e grandes deformações nos maus – que sim, são perceptíveis mesmo em movimento.

Um preço justo a se pagar para o que é, provavelmente, o episódio de animação para TV com maior número de desenhos feitos em um bom tempo, cumprindo muito bem o seu papel – apesar do exagero em certas escolhas, exagero esse que é a proposta do episódio [até para contrastar com a calmaria do final].

Mas a reação de boa parte dos fãs foi negativa – e muito. O fato é que acostumou-se com um determinado conceito de animação japonesa que pensa-se ser o único: aquele no qual uma arte bela, de qualidade superior a média das animações para TV para outros lugares, somada a truques para somente produzir-se um número mínimo de desenhos necessários que deem ao público sensação de movimento suficiente.

O que está fora disso tem que ser rejeitado – é inclusive classificado como “parece desenho americano”, a ofensa suprema na cabeça de certas pessoas. Avatar, o desenho, na concepção de animação é “americano” até a medula, com cenários e personagens simples – graças ao orçamento, também “americano”, consegue ser absurdamente mais fluido que toda a produção para a TV japonesa. São duas propostas, com vantagens e desvantagens.

Uma ideia extrema no sentido de focar na bela arte são os filmes de Makoto Shinkai [5 Centimeters per Second]: até mesmo os personagens [bem na média] são sacrificados em troca dos cenários – e elementos de apoio – dos mais belos já vistos em uma animação.

Muito legal, mas pode-se pensar diferente – até mesmo na TV. E um exemplo é Yuasa Masaaki [Kaiba, Mind Game] que não hesita em simplificar ao máximo os designs de seus personagens para proporcionar mais possibildades de animação possíveis. E o episódio 1 de Kaiba é prova cabal disso, com belas sequências de ação usando orçamento relativamente baixo.

Se a tentativa, sucedida com algumas restrições, de fazer algo bem feito traz esse tipo de reação, potencializada pelo caos que é a internet [terreno onde trolls conseguem prosperar com absoluta facilidade], por que não voltar ao básico e mais barato sistema famoso pelas “cabeças falantes” e golpes feitos pela metade?

Sorte que Naruto não foca nesse tipo de pessoa – portanto, deverão ser produzidos no futuro mais alguns episódios [e o também criticado 219 é claro exemplo disto] que realmente valem a pena ver somente pela qualidade de animação.

13 Comentários

Arquivado em Estudo

13 Respostas para “Naruto Shippuuden 167 e Sua Polêmica Animação

  1. LucasNavarro20

    Sei que este não é o enfoque da postagem, mas outra “falha” também comentada deste episódio foi o fato de não terem seguido o mangá de forma canônica, isto é, terem adicionado cenas que não estavam presentes na obra original (algumas delas contraditórias ao próprio enredo inclusive). Foi o caso, p. ex., da utilização do elemento água por um dos Pain’s, sendo que, segundo o mangá, este não poderia utilizar ninjutsus, apenas poderes gravitacionais.

  2. Eu adorei esse episódio. Um dos melhores do anime pra mim.
    Achei as sequencias de ação ótimas e eletrizantes.
    Enfim, é bem difícil ver um blog brasileiro comentar esses “grandes” animes (não que seja algo ruim). Meio que me surpreendeu.

    Muito Obrigado!

  3. Não esperava ver Naruto por aqui xD
    Deixei de ver o anime poucos episódios antes desse, vou até retomar para tirar minhas próprias conclusões. Não sabia que tinha tido essa mudança de foco personagem-cenário/animação. O post me fez pensar que valorizar os dois deve custar uma fortuna. Não posso opiniar se é uma coisa positiva ou não porque ainda não vi, mas foi muito legal ler essa abordagem tão técnica e minuciosa sobre a animação.

    • Bem, este episódio [e outros que citei, como o 143 e o 219] são exceções que aparecem quando dá. No geral, é aquela pobreza de sempre feita para cortar custos. Afinal, se um episódio de Simpsons ou Family Guy passa do milhão de doláres, com esse valor você faz no mínimo cinco de Naruto.

      • Estou chocado com os dados/comparação com Family Guy e os Simpsons…
        Sempre achei a animação de naruto ruinzinha, mas não sabia que era nesse nível/por causa disso. E olha que á umas séries mais famosas por lá…

  4. Não sei o que passa na cabeça da diretoria desses estúdios para reduzirem tanto a qualidade assim…. ainda mais em uma série tão famosa.

  5. Naumhagatos

    Sério…

    Pode ter até ter sido mais fluido, confesso.

    Mas aquela cena em que a kyuubi “martela” o Pain é TENSA…
    (vocês) sabem qual é…

  6. Jonas

    Sério, eu que leio o manga e acompanho o anime não posso deixar de criticar o ep. Sim, tentaram deixar tudo mais fluido, investiram no ep pq nele continha uma das lutas mais importantes do anime e tudo mais. Só que cagaram totalmente nele! Primeiro pq eu já vi outros eps do anime em q deixaram a qualidade do traço de lado, e nem por isso tivemos deformações tão escrotas como da primeira frame. Outra coisa foi que boua parte desse ep foram de cenas “fillers” pra alongar mais luta, dar mais diversidade de golpes a ela, mais foram cenas totalmente bizarras, q além de visualmente estranhas, de certa forma até mesmo não condiziam com o carater do personagem. Pra quem não entendeu deixa eu dar um exemplo: Pra quem conhece o Pain de Naruto… O que acharia de umas ceninhas dele em meio ao combate intenso soltando piadinhas e dano risadinhas irônicas?
    Agora, sobre as coisas bizarras e estranhas, o que acham de ver um personagem sendo pregado no chão como um prego?

    A não, melhor q isso, oq vcs acham da atuação dele como Papa-Léguas?

    Supimpa não é mesmo!?
    Naruto já teve eps com lutas na qual fizeram o mesmo, deixando o traço de lado pra tentar dar mais fluidez a animação e incluindo muita cena filler que foram simplesmente inesquecíveis e elogiado por 100% da galera. Pra quem conhece a luta no “Vale do fim” foi feito mesmo e ela é lembrada até hoje por todo fã da série como umas das melhores!

  7. Pingback: Gekijouban Naruto: Blood Prison | Nahel Argama

  8. andré

    A última imagem da matéria pertence a qual desenho?

  9. Leonardo Sauthier

    Parabéns, gostei muito do texto. Não sei se concordo dos fãs não terem gostado, pq se olhar em sites famosos, até o momento foram os episódios mais assistidos. Achei que a animação ficou muito boa. Na primeira imagem (rosto distorcido) ficou irada mostra que apesar de terem “super poderes” quando os personagens se movimentam em alta velocidade o corpo deles sofrem a reação da física. Por isso, achei muito legal o estúdio ter feito isso. Mais uma vez, parabéns. Sucesso. Abarço

  10. Elder Pereira

    estou absuradamente atrasado, em comentar nesse post so agora, porem acabei encontrando, e realmente me impressionei com as informações.
    achei e acho ridiculo essas pessoas que nao entendem o valor artistico dessa animação, …a animação com esse tipo de traço da pierrot, como a luta do sasuke contra deidara, naruto vs sasuke na epoca genin, naruto vs pain, e recentemente a nova abertura feita pela pierrot, com naruto em sua forma bijuu e sasuke com seu susanoo, madara com o seu “breakdance” kk, emfim. esse tipo de ep sao os que eu particularmente mais aguardo, pq sao ação pura, e quando falo da diferença desse tipo de episodio, pra alguem, nunca me entendem, fico feliz e aliviado que outras pessoas entendam finalmente o valor desse tipo de animação. e por mim todos eps seriam assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s