50 Animes Clássicos Para os Japoneses

Sim, mais uma lista do BIGLOBE. Mas, ao contrário da postada aqui semana passada, uma que [claro, há as exceções que confirmam a regra] faz todo o sentido do mundo.

Sem mais delongas, vamos a longa lista dos cinquenta animes lembrados através de 5733 votos dos usuários do famoso site japonês que consegue, mesmo não tendo muito rigor, traçar certo resumo do que é considerado clássico no Japão.

1 – Neon Genesis Evangelion [538 votos]
2 – Mobile Suit Gundam [458 votos]
3 – Space Battleship Yamato [386 votos]
4 – Suzumiya Haruhi no Yuuutsu [310 votos]
5 – Card Captor Sakura [266 votos]
6 – K-ON! [265 votos]
7 – Dragon Ball [227 votos]
8 – Bishoujo Senshi Sailor Moon [205 votos]
9 – Kaze no Tani no Nausicaa [196 votos]
10 – Mahou Shoujo Madoka Magica [192 votos]
11 – Pokémon [156 votos]
12 – Astro Boy [136 votos]
13 – Lupin Sansei, Cagliostro no Shiro [130 votos]
14 – Ghost in the Shell [124 votos]
15 – Mazinger Z [120 votos]
16 – Lucky Star [114 votos]
17 – Sen to Chihiro no Kamikakushi [110 votos]
18 – Mononoke-hime [101 votos]
19 – Mirai Shounen Conan [93 votos]
20 – AKIRA [92 votos]
– Doraemon [92 votos]
22 – Touch [88 votos]
23 – Sazae-san [85 votos]
24 – Mahou no Princess Minky Momo [84 votos]
25 – Macross: Do You Remember Love? [81 votos]
26 – Captain Tsubasa [79 votos]
27 – Meitantei Conan [77 votos]
– Urusei Yatsura [77 votos]
29 – Kyojin no Hoshi [75 votos]
30 – Azumanga Daioh [70 votos]
31 – To Aru Kagaku no Railgun [68 votos]
32 – Macross Frontier [67 votos]
33 – Cowboy Bebop [62 votos]
34 – Saint Seiya [60 votos]
35 – Alps no Shoujo Heidi [56 votos]
36 – Space Runaway Ideon [47 votos]
37 – Jungle Taitei [Kimba] [43 votos]
38 – Mahou Tsukai Sally [1966] [42 votos]
– Chibi Maruko-chan [42 votos]
40 – Hidamari Sketch [34 votos]
41 – Cutie Honey [33 votos]
42 – Hakujaden [27 votos]
– Lupin Sansei [1977], episódio 145 [27 votos]
44 – Dallos [19 votos]
– Getter Robo [19 votos]
46 – Hoshi no Koe [17 votos]
47 – Those Who Hunt Elves [11 votos]
– Mil e Uma Noites [1969] [11 votos]
– Momotaro no Umiwashi [11 votos]
50 – Idol Boueitai Hummingbird [10 votos]

Apesar da notória avacalhação cometida a partir da posição de número quarenta, aonde com simples onze votos se conseguiu levar um Those Who Hunt Elves a aparecer nesta lista, no geral temos uma lista bem sólida – mesmo em apontar certas otakices como K-ON! ou To Aru Kagaku no Railgun que querendo ou não são símbolos do que é produzido atualmente.

Claro que falta muita coisa – para pegar cinco exemplos apreciados por públicos diferentes: ARIA, Code Geass, Gintama, Gunbuster e NANA – mas não dá para desprezar uma votação que é correta em dar o destaque merecido a trinca que tornou a animação o que é hoje [cronologicamente: Yamato, Gundam, Evangelion] ao mesmo tempo que, apesar de deixar Satoshi Kon de fora, pontua os filmes clássicos [de diversos de Hayao Miyazaki a AKIRA e GitS].

O fato de ter sido votada em sua maioria por otakus eeixa mais óbvia a importância adquirida pelos shoujo aqui – particularmente aqueles com público secundário de homens barbados como Sailor Moon e Card Captor Sakura. Afinal, nada melhor que uma menina ainda pura e inocente, né?

Outro fato curioso é ver que obras consagradas no Brasil como Captain Tsubasa e Saint Seiya estão presentes enquanto outros clássicos como Hokuto no Ken ou Slam Dunk não; acaba sendo mais um indício de que até houve certo critério por parte de quem trouxe estas primeiras séries de sucesso para o Brasil: afinal, independentemente da qualidade do original, elas em si são boas animações.

E fica no final a dica: pesquise mais sobre alguma obra do Top 40 cujo nome lhe chamou a atenção. Há excelentes achados aqui [como Mirai Shounen Conan, último TV anime criado, roteirizado e dirigido pelo mestre Miyazaki ou Touch, adaptação certeira do que é considera a obra máxima de Mitsuru Adachi – e um dos pilares do anime de esporte no Japão desde sempre], mesmo que seja o moe em doses cavalares de Hidamari Sketch.

13 Comentários

Arquivado em Notícias

13 Respostas para “50 Animes Clássicos Para os Japoneses

  1. Olha, K-On! nessa lista me lembra quando fizeram na globo uma votação da “mulher brasileira do século”, levantaram um monte de nomes importantes ao longo de tudo, e votaram… na atriz que chamava a atenção na novela da globo da vez. Até o Pedro Bial – que comete micos homéricos e chama babacas como os do BBB de heróis – se sentiu constrangido e tentou disfarçar o mal estar: “ah, mas não vamos esquecer da maria esther bueno, da leila diniz, etc.”. Reparem que a tal atriz nunca foi chamada de “mulher do século” depois disso. Foi vergonhoso mesmo, e foi votação popular, por telefone.
    Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus.

    • Bom, *toda* lista tem disso, né? Querendo ou não, o zeitgeist é uma influência fundamental nessas listas, o que também é um dos motivos de raramente chamarmos algo novo de “clássico”, pois ainda ainda não venceu a barreira da memória recente =P

  2. não acho que essa lista condiz com o gosto real cidadão japonês em geral,pra mim ela dó condiz com o gosto dos otakus japoneses,por exemplo,não acho que o cidadão comum japonês,donas de casa,salaryman’s trabalhadores em geral são fãs de haruhi suzumiya,ou de k-on.Slam dunk como você mesmo citou esta fora da lista e foi um dos maiores sucessos de vedas de mangas da historia.sazae-san é um otimo exemplo disso,é a animação com mais audiência no japão era pra estar no topo da lista e aparece na 23 posição.
    no mais bom texto e uma estranha lista.

    • Fora as otakices citadas aqui e ali – e admito que vira salada mista por volta do 40 – acho que é bem por aí quanto aos animes considerados clássicos. Mas seria sim interessante uma pesquisa daquelas de jornal que fazem às vezes com pessoas normais; espero que surja em breve para poder postar e comparar.

  3. Card Captor um clássico? Qual é a definição deles para clássico?

  4. Eu não intendo essas listas, certas animações tudo bem, mas no geral que ela parece bem mais uma lista das 50 séries clássicas por otalus com menos de 20 anos. Até msmo porque questão de audiência de séries de anime vendagem a lista é bem estranha. Por exemplo Sazae-san, a animação japonesa mais assitida a umas duas décadas, figura apenas em 23º colocado e não, ela não sofreu infuência de Evangelion, Gundan e Yamato. Não julgo que a lista é ruim, só me é estranho o resultado baseado na pergunta. As séries contidas na lista tem todo o mérito do mundo por sua fama, tem séries pouquíssimo conhecidas e que são fantásticas, mas tem séries bem mais clássicas se tormarmos o sentido de importantes para o cenário da animação Japonesa como um todo.

    De qualquer jeito fica a dica pra quem não viu, assitir as séries menos conhecidas da lista e claro que tem coisa que eu não vi também e que espero um dia ver.

  5. Pingback: Anikenkai - Anime Kenkyuukai

  6. Doraemon e Sazae-san ficaram mais atrás do que imaginaria, e do que poderiam. Deve ser consequência da amostra que votou, bem específica. Apesar disso, definitivamente não são menos clássicos que K-ON, Madoka, Sakura… e isso não deveria mudar com a amostragem, Doraemon é um pilar! Ele É mais clássico.

  7. andré

    LOL,dragon ball em sétimo e ainda perdendo pra k-on

  8. Pingback: Editorial #00: Seis Meses, Resumo e BlogRoll | Nahel Argama

  9. zÉcARLoS

    Death Note ? ‘-‘
    High Scholl Of The Dead ? ‘-‘
    Elfen Lied ? ‘-‘
    bom axo q escrevi certo kkkkk
    tenhu uns 100gb de anime aki gravados em dvd…
    ass a 2 anos mais mesmo assim mtos q li ai nunca ouvi falar…
    esse q falei são clássicos perfeitos q cerca de 99% das pessoas gostam (OpniãoPessoal)
    Existem Muito mais animes aqui….perfect’s *-* masi so coloquei esse ae…té mais ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s