Dublagem dos Brasileiros em Giant Killing

Artigo publicado originalmente em 26 de Junho de 2010.

De uns tempos para cá, nota-se um esforço em diversos animes para melhorar a pronúncia em línguas estrangeiras que eventualmente são falados por personagens – o ótimo inglês do primeiro episódio de Higashi no Eden ou o chinês com proposital sotaque japonês do equivalente de Senkou no Night Raid, acompanhados de convenientes legendas, são exemplos convincentes disto.

Mas o inglês é a língua de maior alcance global – no Japão, maior ainda, devido a massiva influência [principalmente pós-Segunda Guerra Mundial]; e o chinês, língua de um povo com laços bem estreitos com o japonês. Mas o que aconteceria com uma eventual língua sem essa familiaridade toda?

É isso que acontece em certo momento de Giant Killing – que veja só, começa justamente com bom inglês – quando há a introdução de um trio de jogadores brasileiros. Houve algum esforço e pesquisa [o uso do termo “professor” em referência ao técnico foi uma “bola dentro”], mas o sotaque denota que claramente é uma pessoa estrangeira falando. Será que no mundo globalizado de hoje – lembro do Ricardo Cruz ter dito que grava a sua parte para o JAM Project – não seria possível uma parceria com algum brasileiro? A pensar.

Mas algo realmente irritante – e estranhamente contraditório – é o fato de nos “pensamentos” dos jogadores ter uma dublagem extra em japonês. Por que? Se já há legendas em outras partes, porque a mudança? E se a intenção era a dublagem em japonês, porque também pode-se ouvir o “original” em português? Tudo que se consegue é confusão; o que mostra que ainda há o que melhorar na boa dublagem japonesa.

Deixe um comentário

Arquivado em Estudo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s