Os 10 Mangas Mais Vendidos no Primeiro Semestre de 2012 [ATUALIZADO]

No Japão. E adivinha quem é o primeiro colocado?

Como quem acompanha mesmo que seja a publicação da JUMP deve saber – afinal a Edição #1 do ano geralmente sai em Dezembro do ano anterior – o ano fiscal japonês vai, usando como exemplo 2012, do começo de Dezembro/2011 ao de Dezembro/2012. Assim, em 28 de Maio acabou a primeira metade de 2012 – ao menos para o Oricon, que catalogou os dez mangas mais vendidos, por volume, nesta primeira metade do ano. Vamos a lista:

1 – One Piece – 13.833.116 exemplares
2 – Naruto – 3.081.822 exemplares
3 – HUNTERxHUNTER – 2.721.003 exemplares
4 – Uchuu Kyoudai – 2.684.223 exemplares
5 – Kimi ni Todoke – 2.316.005 exemplares
6 – Fairy Tail – 2.271.497 exemplares
7 – Bakuman. – 1.986.502 exemplares
8 – Kuroko no Basket – 1.969.727 exemplares
9 – Bokura ga Ita – 1.725.725 exemplares
10 – Shingeki no Kyoujin – 1.715.410 exemplares

Surpresa? Quase nenhuma. O domínio da Weekly Shounen JUMP é simplesmente avassalador – e o fato de One Piece liderar o processo, vendendo mais que os cinco mangas logo atrás deste juntos, já tornou-se normal para o manga mais vendido da história. Mesmo assim, a presença natural de Naruto, HUNTERxHUNTER e Bakuman. é igualmente importante para esta manter-se como a revista mais importante de manga do Japão. De longe. E a única como nome ecoa até mesmo aqui no distante Brasil.

Mas vale lembrar que Kuroko no Basket nunca foi – e nem atingiu recentemente este nível – um dos mangas que mais vendem da revista; o que aconteceu neste semestre é o conhecido “efeito anime” no qual uma obra passa a vender, desde o anúncio da animação até mesmo depois desta entrar no ar, um fandom maior que vai nas bancas e compra ao menos os primeiros volumes para ler o original. E são estes que sustentam esta oitava posição de KuroBasu, a frente mesmo de medalhões como Bleach e Toriko, que sim, vendem bem, mas de forma alguma tem força o bastante para substituir – ao menos no aspecto comercial – um Naruto ou HUNTERxHUNTER [daí a extrema liberdade da editora Shueisha com os hábitos do mangaka Yoshihiro Togashi].

Mas de longe o grande “efeito anime” na lista é mesmo o ocorrido com Uchuu Kyoudai – a carismática série em cinquenta [talvez mais] episódios que conta a história dos irmãos Nanba, particularmente sobre o ponto de vista do mais velho Mutta. Mesmo passando no algo ingrato horário de Domingos às sete da manhã, o sucesso é o suficiente para ainda mais pessoas passarem a consumir o premiado manga de Chuuya Koyama.

Fora do círculo JUMP – e ajudados, em parte, por terem até mais de um volume publicado neste espaço de seis meses – temos as presenças dos conhecidos de sempre Kimi ni Todoke, Fairy Tail e Shingeki no Kyoujin. Já verdadeiros clássicos do manga, são mangas que sim dividem opiniões [principalmente os dois primeiros e suas fórmulas consideradas básicas demais por muitos] mas que são mestres em cativar o grande público – no caso de SnK, de forma surpreendente dado o seu enredo não-convencional e o tom [deliciosamente] sufocante presente na narrativa.

E claro, terminar o artigo citado Bokura ga Ita, shoujo de grande sucesso [com anime no algo distante 2006] que teve seu final publicado neste ano. E claro, com o lançamento do último volume de uma obra razoavelmente popular certa fatia do público aproveitar para formar, as vezes de uma fornada só, sua coleção – assim, os quase dois milhões de exemplares vendidos acabam tornando-se possíveis.

Além dos citados Bleach e Toriko também fazem-se sentir a falta do grande sucesso que é Ao no Exorcist e do “Fairy Tail” da Shounen Sunday que é Meitantei Conan [prova deste estar maduro, enquanto a obra de Hiro Mashima ainda se beneficia de seu “efeito anime”, mesmo quase três anos após a estreia deste]. E claro, Gin no Saji, que já está quase na casa de um milhão de exemplares vendidos por volume – mas este é somente questão de tempo para começar a aparecer neste tipo de lista.

[via Manga News]

Atualização: E saiu no My Anime List uma lista ampliada, agora incluindo os 30 mangas que mais venderam volumes no Primeiro Semestre em 2012. Vamos ao resto da lista:

11 – Toriko – 1.655.367 exemplares
12 – Gintama – 1.617.572 exemplares
13 – Gin no Saji – 1.561.339 exemplares
14 – Inu X Boku SS – 1.506.087 exemplares
15 – Bleach – 1.499.322 exemplares
16 – SKET Dance – 1.493.600 exemplares
17 – Chihayafuru – 1.475.848 exemplares
18 – Thermae Romae – 1.380.729 exemplares
19 – Meitantei Conan – 1.197.198 exemplares
20 – Nurarihyon no Mago – 1.186.572 exemplares
21 – Ao no Exorcist – 1.169.750 exemplares
22 – Kyou, Koi wo Hajimemasu – 1.084.554 exemplares
23 – Katekyo Hitman REBORN! – 998.116 exemplares
24 – Natsume Yuujinchou – 906.049 exemplares
25 – Danshi Koukousei no Nichijou – 873.575 exemplares
26 – Daiya no A[ce] – 868.783 exemplares
27 – Aoharaido – 865.600 exemplares
28 – Beelzebub – 847.868 exemplares
29 – GANTZ – 828.231 exemplares
30 – Giant Killing – 821.173 exemplares

Além de presentes – e em altas posições – todos os mangas citados acima; porque sim, eles fazem falta em qualquer lista, temos também presentes outras provas do inexorável sucesso da Shounen JUMP, de Nurarihyon no Mago a SKET Dance [principalmente o último ajudado pela exibição do anime de até aqui dois anos confirmados].

Chihayafuru, Thermae Romae [que como Uchuu Kyoudai tem uma dobradinha com um filme live-action recém-lançado no Japão] e principalmente Danshi Koukousei no Nichijou e Inu X Boku SS provam que sim, o efeito anime é bastante poderoso – mesmo que, como no primeiro caso, as vendas dos DVDs do próprio anime tenham sido somente medianas, pagando as contas – e só.

No meio de obras com adaptações para outras mídias – o que inclui até mesmo o filme vindouro de Kyou, Koi wo Hajimemasu, duas obras que ainda permanecem no manga merecerem destaque: o manga de esporte da Shounen Magazine, Daiya no A[ce], e o novo Kimi ni Todoke da Bessatsu Margaret, Aoharaido [ou Ao Haru Ride]. Esperem novidades para estes mangas, competentes em mostrar o forte de seus gêneros – em breve.

E o blog Another Warehouse publicou o complemento lógico desta notícia, mostrando as Light Novel mais vendidas nestes primeiros seis meses. Vale a leitura.

10 Comentários

Arquivado em Notícias

10 Respostas para “Os 10 Mangas Mais Vendidos no Primeiro Semestre de 2012 [ATUALIZADO]

  1. HUNTER X HUNTER é tão foda, mais tão foda, q ele lança um único volume por ano e ainda fica no top 3 de mais vendidos do ano no Japão! *u* isso só me dá mais ódio, pq numa serialização normal ele estaria muito a frente de Naruto u_ú

  2. Likou

    Uchuu Kyoudai é um ótimo anime msm, q bom q isso tenha impulsionado as vendas do mangá q deve ser ainda melhor.
    Claro q não é apenas o anime q impulsionou, a propaganda em cima do filme q estréia em breve por lá tbm deve ter ajudado.

    • Mesmo caso de Thermae Romae, presente um pouco mais abaixo na lista completa [devo atualizar o post a noite]; claro que o live-action ajuda e muito, mas não dá para subestimar um anime televisivo, mesmo que “daquele jeito” como foi o de Thermae…

  3. Fernando

    acho que Bleach teve um volume a menos nesse espaço de tempo

  4. Pingback: 100 Volumes Mais Vendidos no Primeiro Semestre de 2012 | Nahel Argama

  5. Pingback: Chihayafuru Ganha Segunda Temporada | Nahel Argama

  6. Ulquiorrabk

    Kimi ni Todoke entre os 10 primeiro que legal, Naruto também bacana só não vale o One Piece estão lançando 2 volumes ao mesmo tempo e ainda assim a diferença não é tão grande. É preciso lançar mais rápido os volumes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s